VENHA PARTICIPAR

Como participar da Campanha por um novo Congresso?

Há sempre mil modos. Mas uma coisa importante é ficar bem à vontade no conteúdo e objetivos da Campanha. Por exemplo, porque falamos que “Um outro Congresso é necessário”?

Um outro Congresso é necessário?

Nosso ponto de partida é uma constatação: as campanhas eleitorais ficam em geral centradas na escolha dos Chefes do Executivo, em especial do Presidente da República. Como se ao ser eleito ele fosse investido de todo o poder necessário para realizar o que prometeu. Mas todas as iniciativas do Presidente, mais além da manutenção do funcionamento normal da máquina governamental, deverão ter um autorização legal. Para tudo de novo que quiser fazer, como Poder Executivo, terá que mandar um projeto de lei ao Congresso e esperar que o Congresso, como Poder Legislativo, transforme seu projeto em lei. E se não o fizer ele fica com as mãos amarradas...

Porque é dado ao Congresso todo esse poder? Porque, diferentemente do Poder Executivo e do Poder Judiciário, todos os seus membros são eleitos diretamente pelo povo. Ele é portanto uma assembleia de representantes dos interesses de todos os segmentos sociais. Assim, em teoria, suas decisões, sempre tomadas pela maioria desses representantes, corresponderão à vontade da maioria do povo. Esse é o principio básico da democracia representativa (Será melhor agregar a isso instrumentos de democracia participativa e direta. Mas este é  assunto de reforma politica).  

Os próprios candidatos a Presidente não falam disso, em suas campanhas. Apresentam-se como se, uma vez eleitos, se tornassem senhores todo-poderosos que começarão a cumprir, no dia seguinte à sua posse, tudo que prometeram na campanha. Praticamente nunca chamam a atenção dos eleitores e eleitoras para a necessidade de elegerem deputados e senadores que apoiem as suas propostas. As campanhas para deputados e senadores correm paralelas às suas e quase independentes. 

Ora, nosso atual Congresso tem quase só representantes dos setores privilegiados da sociedade. Ele não responde à sua função numa democracia representativa. Por isso nossa campanha é por um novo Congresso.

Mas termos um novo Congresso depende do nosso voto... Ai surge o problema: um número muito limitado de cidadãs e cidadãos do Brasil tem consciência do enorme poder que tem o Congresso numa democracia representativa como a brasileira. É preciso elevar nosso nível geral de consciência a respeito disso, para que se possa diminuir o numero de eleitoras e eleitores que costumam deixar para a ultimíssima hora a escolha do candidato que irá representa-los no Congresso.

Esse é na verdade o objetivo direto de nossa Campanha.

A forma mais simples e direta de participar da Campanha e portanto falar dela, em todos os lugares em que for possível. Por isso este site terá o maior número  possível de informações que você possa passar.

SE PARA ISSO QUISER BAIXAR OS TEXTOS DE SITE PARA O COMPUTADOR, APROPRIE-SE E COMPARTILHE!

Uma ideia é imprimir varias copias de “mosquitinhos” para entregar às pessoas (meia pagina ou menos) com algumas informações dadas no site (veja por exemplo as “pílulas para rodas de conversa”). Assim você pode aproveitar as oportunidades que surgem na parada do ônibus, no metro, no táxi, no escritório, na fábrica, na roça, na loja. E até em conversas em casa. E quem sabe já começa a acordar mais pessoas para a importância do voto para deputado federal e senador.

UMA SIMPLES MENÇÃO A CAMPANHA PODE CRIAR CURIOSIDADE SOBRE ELA, PORQUE A CAMPANHA POR UM NOVO CONGRESSO É DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS QUE ESTÃO CORRENDO POR AI E APRESENTA UMA QUESTÃO SOBRE A QUAL MUITO POUCO SE FALA NO BRASIL: O PODER DO CONGRESSO E O SEU ATUAL DESVIRTUAMENTO COMO INSTITUIÇÃO FUNDAMENTAL NUMA DEMOCRACIA.
 

Coloque seus “mosquitinhos” na sua página do Facebook ou de outras redes sociais. Temos que multiplicar ao máximo o numero de pessoas que fiquem sabendo de nossa Campanha.

 

Participe de eventos

Mas não se limite a abrir este site e tirar dele todas as informações que puder. A Campanha já promoveu e promoverá eventos, abertos a muitos participantes, para trocas de informações e experiências em torno dos seus objetivos. Eles foram e serão anunciados através deste site, do Facebook e outras redes sociais. Não deixe de vir sempre que lhe for possível. Eles nos estimulam ao vermos quanta gente está assumindo a campanha. E nos permitem estabelecer contatos com pessoas com quem se associar em outras iniciativas.

 

Forme rodas de conversa

Mas é muito importante elevar o nível de consciência politica das pessoas, para que mais gente ajude a que se descubra a necessidade do povo “tomar o Congresso”, pelo seu voto, tirando-o das mãos dos que o sequestraram para atender aos seus interesses pessoais e os dos privilegiados do país.

A proposta para fazer isso é a de organizar rodas de conversa, com familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho. Curtas ou longas, só uma ou varias seguidas, com grupos pequenos ou grandes.

Onde for mais fácil: em casa, no bar da esquina em torno de um café ou de uma cerveja, numa sala da paroquia, do sindicato ou do clube, numa praça (sem muito sol nem chuva...). Começando com todos se apresentando e marcando uma hora para terminar, mas tudo sem muita rigidez. Sentados em roda, sem nenhuma posição mais importante, alguém encaminhando as falas para facilitar a conversa mais do que para a dirigir... Sem querer saber antes qual o partido ou a ideologia das pessoas – para evitar que surjam as polarizações que se tornaram comuns no Brasil de hoje. Fazendo a conversa rolar no respeito mútuo, na tolerância, no dialogo, apoiada em princípios e valores que sejam de todos, como a igualdade social. Logo publicaremos neste site um roteiro para ajudar quem queira montar rodas de conversa.

Os temas podem ser muitos, em torno do poder do Congresso e do Poder Legislativo ao nível municipal e estadual, cujos membros somos todos eleitos por nós. Ou da sua importância central numa democracia representativa, na qual vivemos e queremos viver – e melhorar. Ou das distorções no seu funcionamento e no processo eleitoral, que uma reforma politica teria que consertar. Ou da forma como a corrupção entra no Congresso e degenera o sistema politico e a atividade politica.

Este site oferece muitos textos sobre os quais conversar, assim como “pílulas” com questões sobre as quais iniciar conversas. Será muito bom se for possível contar com a participação de pessoas que já viveram experiências em Câmaras de Deputados ou de Vereadores ou mesmo somente em partidos ou que os estudaram. Eles podem ter entendido melhor o que é esse mundo da politica tão distante da maioria das pessoas.

E veja no site e no Facebook as notícias sobre rodas de conversa que vão sendo programadas, em escolas, clubes e com outras organizações. Nas que foram abertas, veja se pode participar. Se quiser ajudar os que animam essas rodas, escreva-nos, usando a janela DEIXE SEU RECADO.

Crie grupos animadores da Campanha em sua cidade

Se você está lendo este site e na sua cidade ainda não começou a acontecer nada desta Campanha, tome a iniciativa de contatar e discutir com outras pessoas que podem se interessar em participar, na perspectiva supra-partidária que é a da Campanha.

Organize com elas um evento de lançamento da Campanha em sua cidade – seria importante que pelo menos em todas capitais houvesse grupos de animadores - associando nesse esforço organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Fale conosco a respeito mas use a vontade o material que é oferecido neste site. Nosso objetivo é muito claro: conseguir que tenhamos no Brasil um novo Congresso.

Roteiro para quem quiser escolher bem em quem votar para deputado e senador

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Instagram - Black Circle