X - GANHOS DOS PARLAMENTARES

As pessoas em geral não sabem quanto ganha um deputado federal. Mas o Portal de Câmara dos Deputados nos fornece essa informação (http://www2.camara.leg.br). E é tudo decidido por lei, isto é, pelos próprios parlamentares (o que se costuma chamar de legislar em causa própria).

Ele tem uma remuneração fixa, como toda pessoa com uma ocupação (33.763), e uma serie de auxílios como: moradia (3.800, para quem não mora em residência funcional), despesas com saúde (ilimitadas, além de planos custando 249 mensais para dependentes e 869 pelo resto da vida se não for reeleito...), aposentadoria integral com 3 mandatos, 78.000 por mês para contratar até 25 secretários e assinatura de 5 periódicos. Façam as contas (para os senadores é similar).

Mas por cima disso pode usar a chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) ou Verba Indenizatória, que cobre despesas diversas reembolsadas com a simples apresentação de recibos, disponível até o valor mensal que vai (segundo o Estado de origem) de 27.977,66 (DF) a 41.612,80 (Roraima), para os seguintes gastos: passagens aéreas, telefonia e correio, escritórios de apoio (além do gabinete na Câmara), hospedagem em Brasília, transporte (terrestre ou aéreo), combustível, serviços de segurança, consultorias e estudos, divulgação das próprias atividades... 

E ainda por cima tem direito de colocar no orçamento da União emendas até o limite anual de 15 milhões de reais (a serem alocados em no máximo 25 emendas) para obras e serviços na área em que vivem seus eleitores, o que permite outros ganhos extras... (ver http://www.politize.com.br/emenda-parlamentar-o-que-e)

Não é portanto atoa que tantos espertalhões procuram se tornar parlamentares... Ao elegermos um deputado ou senador o estamos colocando no 1% mais rico da sociedade, com renda fácil garantida. É melhor escolher com cuidado o deputado e o senador em quem votar, para não sermos representados, no Congresso, por tais espertalhões...

Participe você também da campanha por um Novo Congresso, aproprie-se e compartilhe!

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Instagram - Black Circle