DEPOIMENTOS

PARA QUEM ESTÁ SEM ESPERANÇA


Por precisar de um pouco de esperança, fui sozinha ao lançamento da Campanha UM NOVO CONGRESSO é necessário. É possível. E vai ser pelo voto, realizada em 25/04/2018, Francisco (Chico) Whitaker começou dizendo que os deputados e senadores não nos foram postos "goela abaixo": foi VOTO. Esclareceu que o objetivo da Campanha é conscientizar as pessoas de que não adianta escolher bem o presidente e o governador e votar no deputado e no senador do "santinho" que catou do chão na hora de votar. A verdade é que o Poder Executivo depende totalmente do Poder Legislativo, que pode facilitar tudo ou dificultar tudo.


A lufada de esperança foi imediatamente sentida, pois estavam presentes sementes, arbustos e pequenas arvorezinhas de utopia, idealismo, dedicação, convicção e doação generosa em três mocinhas (devem ter por volta de 25 anos) maravilhosas que falaram na ocasião: Tabata Amaral, Sheila de Carvalho e Karina (ex-presidente da UNE).


Lamentei estar sozinha testemunhando tanta coragem, tanto compromisso e engajamento, por isso escrevo na pretensão de passar um pouquinho disso a quem não estava presente.


Tabata foi menina pobre da zona leste de São Paulo, estudou em escola pública, mas conseguiu bolsa de estudos em Harvard. Ao voltar ao Brasil, foi uma das fundadoras do movimento “ACREDITO”, em julho de 2017, que já conta com 2.000 pessoas nucleadas em 14 Estados e visa o combate à desigualdade e a luta pela igualdade de oportunidades. O engajamento se dá pela simples consciência do "sou cidadão", mas, principalmente, o ACREDITO pretende a renovação do quadro político, objetivando lançar candidatos em vários partidos, sabendo que o processo é longuíssimo e trabalhoso, como é a democracia. Tabata fala na CBN de manhã, às sextas-feiras, por volta das 10h45. Já a ouvi muitas vezes na CBN, mas não sabia que, além de tudo, era bonita, com pele ótima e batom bem vermelho.


Sheila é negra assumida e resolvida e é uma das fundadoras do movimento "NÓS". Já contam com 21 pé-candidaturas em 10 Estados.


Karina, que se diz ser produto do movimento de 2013, afirma que seu público-alvo é a Juventude e que luta contra a Escola Sem-Partido. Fundou o movimento OCUPA O PODER, cujo objetivo é produzir uma nova geração no Poder, uma nova ideia de Poder. 


Vocês podem ter acesso a tudo o que se refere ao assunto no site: umnovocongresso.org.br. Vale muito a pena, mesmo que vocês vão reeleger seus deputados e senadores porque foram bons. 


Depois disso, em 06/06/2018, participei ainda de uma Roda de Conversa, puxada pelo Chico Whitaker e a Verônica, proprietária de um café polonês em Pinheiros, em que foi sugerido o que fazer diante da clara e urgente situação (Congresso corrompido).


A ordem é conversar com as outras pessoas, no sentido de despertá-las para a importância do voto nos deputados e senadores. Divulgar a Campanha! site: umnovocongresso.org.br Para nós, cristãos, que queremos tornar visível o Reino, é missão.


Não percamos a esperança, os jovens idealistas e generosos estão chegando e UM NOVO CONGRESSO. É necessário. É possível. E vai ser pelo voto. 

Marta Maria Soares de Camargo

Quando participamos de esforços coletivos como é o caso desta Campanha, podemos nos estimular mutuamente, contando o que vivemos e sentimos em iniciativas que tomamos ou de que participamos.

As experiências vividas podem nos ajudar a resolver dificuldades que tenhamos, a aprender como fazer e a ter novas ideias e iniciativas. O que estamos pretendendo com esta Campanha (conseguir que tenhamos um novo Congresso) não é simples. Ou nos ajudamos uns aos outros ou iremos muito devagar.

Não deixe de mandar para nós (DEIXE SEU RECADO) textos e/ou fotos de iniciativa de que você participou.

Se você acredita que um Novo Congresso é possível, faça o seu depoimento e cadastre no site!

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Instagram - Black Circle